10 dicas de segurança com a eletricidade para evitar acidentes

No nosso dia-a-dia estamos sempre cercados por equipamentos elétricos e eletrônicos que podem causar sérios danos ao objeto e a nossa saúde se não forem tomadas algumas precauções. Por isso, fique atento as dicas de segurança que trazemos para você, por mais simples que possa parecer, sempre é bom reforçar. Segurança nunca é demais.

Dicas de segurança ao mexer com eletricidade

10 Cuidados ao lidar com a eletricidade

  1. Tome muito cuidado caso tenha crianças em casa. Use protetores de tomadas em todas as tomadas não utilizadas com frequência.
  2. Não use vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou o famoso T, isso pode sobrecarregar a rede e causar incêndios.
  3. Nunca use garfos ou facas para retirar o pão da torradeira caso seja necessário o uso desses objetos, primeiramente desligue da tomada e só depois use-os com segurança
  4. Para evitar queimar o chuveiro, não troque a temperatura com ele ligado. Feche primeiro o registro e só depois de trocar para a temperatura desejada é que deve reabrir a água e ir para baixo do chuveiro.
  5. Não solte pipas próximo a fios de energia elétrica, a mesma pode com o vento enroscar e causar sérios danos a rede de energia e claro quem estiver segurando o fio, levará um grande choque podendo desmaiar ou até levar a morte.
  6. Em temporais com raios e trovões, desligue todos os aparelhos elétricos que puder da tomada, caso aja quedas de energia, evitará a queima dos objetos. Desligue o modem da internet também.
  7. Evite mexer em aparelhos elétricos e não ligue ou desligue a luz do ambiente com as mãos molhadas para não levar choque.
  8. Tente não usar extensões em aparelhos que consumam muita energia para não causar sobrecarga na rede ou incêndios, pois geralmente estes fios são mais frágeis e não suportam a carga do equipamento ligado.
  9. Cuidado ao sair do banho para não pisar em fios elétricos pelo chão, como de ventiladores e cabos de celulares ligados na tomada.
  10. Evite puxar direto pelos fios os equipamentos para desligá-los, desligue antes pelos botões do painel ou controle remoto e só depois puxe pela tomada.

Caso tenha alguma dica de segurança para ter em casa ou no trabalho com a eletricidade, deixe nos comentários as suas dicas. Elas com certeza irão ajudar muitas pessoas a evitar acidentes.

Para consultar a 2ª via da conta CEEE e imprimir, acesse o link e veja o tutorial com todos os passos necessários.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário sobre “10 dicas de segurança com a eletricidade para evitar acidentes”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.